Mercado Imobiliário

23 Junho 2021

1º trimestre 2021: PIB da indústria da construção cresce 2,1%.

1º trimestre 2021: PIB da indústria da construção cresce 2,1%.

O IBGE divulgou no começo de junho o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do 1º trimestre de 2021, que apresentou crescimento de 1,2% na comparação com o 4º trimestre do ano anterior. Essa é a 3ª vez consecutiva que a soma dos bens e serviços produzidos no Brasil evolui dentro do cenário atual, ainda repleto de incertezas.

O resultado divulgado gerou uma série de revisões nas projeções para o ano vigente. Grande parte das instituições financeiras estima que o Brasil possa fechar 2021 com crescimento entre 3,8% e 5%. A média das expectativas está em 4,5% de crescimento.

Avaliando setor a setor, o PIB do agronegócio (5,7%) foi o que mais avançou nos três primeiros meses do ano, seguido da indústria (0,7%) e dos serviços (0,4%). No segmento da indústria, os que tiveram melhores resultados foram as indústrias extrativa (3,2%) e da construção civil (2,1%).

Esses resultados reiteram os prognósticos positivos de que o setor da construção civil possa fechar 2021 com crescimento de 4%. Existe ainda a expectativa de que o PIB positivo da construção no 1º trimestre influencie na melhoria de outros índices vinculados ao setor. Um deles é o Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), que em maio teve variação positiva de 2,2 pontos e chegou a 87,2. Foi a 1ª alta registrada em 2021. O ICST vai de 0 a 200 e, a partir de 100, é interpretado que os empresários da construção estão otimistas para investirem em novos empreendimentos imobiliários ou de infraestrutura.

Conheça nossas opções

Para mais informações sobre os empreendimentos Congesa fale com nossos corretores através do WhatsApp: 19 99761, ou, se preferir, acesse www.congesa.com.br e tire todas as suas dúvidas via chat.


WhatsApp
Whats